terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ahhhhh Fundraising....

A arte de arrecadar dinheiro nada mais é do que a arte de vender um produto. Muita gente aqui, entenda-se americanos, ficam totalmente desconfortaveis com a idéia de pedir dinheiro em frente de lojas, em ruas ou até mesmo no famigerado método "door to door".

Eu me sinto totalmente a vontade porque não me enxergo pedindo dinheiro, mas vendendo uma idéia e um projeto em que acredito. Se eu fizer a pessoa acreditar, ela vai dar seu dinheiro.

Com o objetivo de praticar e aprender técnicas de fundraising, nós fomos no último sábado para em três cidades diferentes. Uma no estado de Vermont e outras duas no estado de Nova York.

Meu desempenho foi nada menos do que espetacular sendo direta e indiretamente responsável por metade dos 500 dólares arrecadados pelo meu grupo (eu, Elea, Nao, Tae, Kim). O curioso é as figuras que a gente encontra nesse tipo de coisa.

Uma das minhas preferidas era uma americana desempregada que tava indo comprar vinho.

"I came to buy wine (cara de dúvida com uma ponta de culpa ao ver as infos sobre a África). Thats what unemployed people do, you know?", disse a quarentona que logo em seguida saco 5 dólares e fez a gente jurar que não iriamos pra zonas de guerra.

Outra coisa engraçada são as técnicas, uma das minhas preferidas é jogar com a culpa das pessoas. Sempre começo com um : "Excuse me, would you like to help Africa?". A pergunta maldosa é muito boa porque as pessoas não conseguem falar não. Elas param, fazem caretas de dúvidas, reclamam da malicidade na pergunta e etc.... mas o melhor é que eles param e se eles param eles dão dinheiro.

Pois bem, tudo foi a mil maravilhas e no final o nosso time arrecadou 1300 dólares somando as três cidades. Alcançamos nosso objetivo (125 dólares por pessoa) e mal podiamos esperar pelo começo da nossa viagem.

Eu sabia que o resultado, porém, havia sido enganoso. Primeiro proque fomos em lugares altamente liberais e com grande inclinação a nos ajudar e segundo porque era fim de semana e o movimento em lojas e a disponibilidade das pessoas é outra. Mas nunca pensei que a nossa viagem em NJ começaria tão difícil.

ps-> devido ao meu cansaço e preguiça não existe revisão nesse blog, muito menos preocupações gramaticais e ortográficas.

Um comentário:

  1. Boa sorte ai Gabiru!
    Se apertar o fundraising, pede pro namorado da Nayara mandar uma graninha pra vcs hehe

    abraço

    ResponderExcluir