terça-feira, 29 de setembro de 2009

A nem tão pacata Williamstown

Tô querendo escrever há um bom tempo duas coisas. Primeiro eu queria falar sobre Williamstown e depois sobre um projeto que estou desenvolvendo para África. Este texto trata do primeiro.

Ninguém comenta o que eu acabei descobrindo aqui, o que eu acho uma tremenda imbecilidade, que Williamstown é onde se localiza Williams College (uma das melhores faculdades de artes dos EUA, senão a melhor). Ela é pequena, mas super prestigiada. As instalações são maravilhosas, as pessoas gente boas e eles recebem dezenas de autoridades nas mais diferentes áreas. Semana passada tivemos a presença da cia de dança Lucinda Child e do professor Carlos Moore, ativista negro cubano do caralho.

O que NINGUÉM entende é porque a IICD não mantém nenhum tipo de diálogo com a universidade. Pra quem não sabe a universidade nos EUA acaba tendo um papel diferente na comunidade. Ao invés de ser algo inacessivel e distante (como a USP), ela desenvolve diversos projetos e incentiva o uso de suas instalações pela comunidade.

Por sermos de diversas nacionalidades, os professores com quem conversei demonstraram um gigantesco interesse em manter contato com a gente. Eles inclusive possuem um núcleo de pesquisa africano.

Enfim, quinta-feira nós passamos toda a tarde na faculdade e assistimos a aula dada pela Lucinda Child's Dance Company e ouvimos a palestra do Carlos Moore. A Lucinda Child é uma lenda do ballet, logo a companhia é muito top. Oportunidade muito loca pra gente.

Depois a gente assistiu uma palestra do Carlos Monroe. Cientista político cubano que viveu a revolução e luta contra o racismo no mundo. O cara já desenvolveu trabalhos em todos os continentes, ao todo mais de 30 países. Além de ter conhecido Fidel Castro, Martin Luther King, ter sido segurança do Malcom X e etc..... muita história louca. Hoje em dia ele mora no Brasil e faz pesquisas sobre o a questão racial patrocinadas pelo governo Lula.

Só que Williamstown não se resume a Williams College. A cidade também é lar do The Clark, uma das melhores galerias de arte do mundo. Possui 50 Renoir. Isso mesmo, 50!

Bom, era só isso que eu tinha pra contar.Ah! Já estou em Fundraising novamente, mas isso é uma outra história.

3 comentários: