quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Os amigos"

Um dos maiores desafios dessa viagem é a convivência diária com pessoas de culturas totalmente diferentes, tornando-se até mesmo antagonicas. No começo é só festa, você pensa que viver com tanta gente diferente vai ser super divertido e enriquecedor. Não me entenda mal, é divertido por diversos momentos e em todos enriquecedor, porém chega em um estágio que a gente só quer falar alguma coisa sem ter que dar mil explicações e isso faz falta.

Dentro de todos os países representados aqui um chama a atenção. A segunda maior colônia da IICD com aproximadamente 8 integrantes (já que uns estão de saída e outros chegando) é dos coreanos. Ficam atrás somente dos brasileiros, 11 no total. Eles chamam a atenção por serem de um mistério absoluto a princípio.

Pra começar eles sorriem e balançam a cabeça quando estão confusos e não quando estão entendendo alguma coisa. Eles mal falam, acreditam que só devem abrir a boca quando a frase sairá gramaticalmente e "pronuncialmente" perfeitas. Tirando a dificuldade para comer com garfo e faca. Além de serem absurdamente formais.

Eis que você começa a conviver com eles e começa a entender melhor a cultura. Primeiro, os homens adoram ficar se tocando e sentam um no colo do outro e assim vai. Eles já repreenderam outros que não entendiam esses hábitos. Eles também adoram cozinhar só para eles comidas típicas e vivem em colônia mais do que qualquer outra espécie natural da montanha. Esses hábitos não me incomodam nem um pouco, mas........

Ao conhecê-los um pouco melhor você percebe algumas manias extremamente irritantes. Eles não lavam a sujeira que fazem, desperdiçam quantidades enormes de comida e dificilmente falam o que pensa. Conviver com pessoas que se incomodam com a maneira que você se dirige a elas e mesmo assim nunca falam nada é muito foda, pela falta de uma palavra melhor.

Com tudo isso, tem uma coisa que os amigos tem e ninguém mais tem (amigos é como os brasileiros se referem a eles quando estão falando mal dos coreanos em português): o mais alto grau de indecisão. "Na nossa cultura é muito difícil dizer sim ou não", palavras do amigo Tae.

Quanto tempo demora pra tomar uma simples decisão como o horário que você vai acordar. Para um brasileiro menos de 2 minutos. Ele considera a que horas tem seu primeiro compromisso, quanto tempo demora pra se arrumar, mais a enrolação na cama e uns 5 minutos de atraso de praxe. Já um amigo demora no mínimo 15 minutos. Fato verídico observado por mim diversas vezes durante viagens de Fundraising e impossível de ser explicado.

"Não é muito difícil entender porque a guerra por aqueles lados ainda não acabou" é o comentário favorito da Elea nesses momentos de decisão.......ou não. Enfim, comentários sem pé nem cabeça sobre esse povo que eu tanto tenho que aprender a conviver.

2 comentários:

  1. Fla meu rapaz!!!! Te enviei um email, mas não recebi nda!!! Vi seu recado no orkut! Mas não recebi nada!!!

    Ia te contar q to saindo do meu escritorio, semana q vem começo no outro, qualqer novidade me manda no email do uol : diogo.moriki@uol.com.br

    saudades!

    ResponderExcluir
  2. Gabiru, finamente atualizou!
    Vc fica mto estressado! hahusauhusa

    Te mandei um emial tb, mas nao recebi resposta.

    abraço, boa srote e qq coisa estamos aqui

    ResponderExcluir