quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ele é o melhor no que faz, só que o filme....

Quem conhece o temperamento da figura sabe que ele é o melhor no que faz, e o que ele faz de melhor é matar. Wolverine não é qualquer personagem, o cara apareceu pela primeira vez como coadjuvante de uma história do Gigante Esmeralda, diga-se de passagem, estava lutando com Wendigo. O cara tem que ser muito macho pra se meter numa dessas ou muito burro. Sua aparição marcou, mas pouco se sabia além de seu talento para luta e que era um a gente do governo canadense.


Eis que a equipe original dos X-Mem (Jean Grey, Fera, Ciclope, Anjo, Homem de Gelo) foi capturada por uma ilha viva chamada Krakoa. Para resgatá-los, o carequinha do Xavier reuniu um novo grupo de X-men. Advinha quem era um desses caras? Pois é, Wolverine. Desde então seu presente, futuro e, especialmente, o passado foram contados em diversos HQ. Consagrando-o como um dos maiores personagens dos quadrinhos de todos os tempos.

Logo a última coisa que a Fox quer é perder os direitos sobre os personagens que compõe o Universo dos X-men. Forçando-a lançar um novo filme, no caso X-men Origins: Wolverine.

O filme conta com vários erros e alguns acertos. A começar pelos acertos. Os efeitos especiais são bem legais, Stryder é um personagem bem interessante considerando X2 e a cena inicial das guerras é bem legal. A idéia de transformar Krakoa numa base militar para a extinção dos mutantes também foi bem interessante.

Agora, os intermináveis erros do filme. O roteiro é uma porcaria. Sem zuera vai escrever um lixo desses no raio que o parta. Quando se tem uma história de origem tão boa e um personagem tão bom, não dá pra aceitar uma porcaria dessas.

Já desisti de ver filmes de HQ como adaptações, quando assisto procuro não pensar na matéria prima e sim no filme em si. Dessa maneira não vejo muitos problemas em colocar Dentes-de-Sabre sob o mesmo teto que James Howlett, verdadeiro nome de Wolverine, quando criança. Nem mesmo com a maneira tosca e ridiculamente mal explicada de como Wolverine perdeu sua memória. Maaass, o filme deve explicações e principalmente coerência com os outros filmes da franquia. Eu não me lembro em nenhum momento de ver a radiografia do crânio do Logan com dois buracos e não me lembro do Dentes-de-Sabre ser tão intimo do Wolverine no filme de 1999.

E se fizéssemos de conta que os outros filmes não fazem parte da mesma história? Ah! Agora o filme fica bom! Na verdade continua uma porcaria. A cena em que a equipe comandada por Stryder invade uma base terrorista pra pegar adamantium não faz o menor sentido. Pra que invadir e destruir uma base inteira sendo que você possui alguém na equipe que pode se teletransportar para pegar o objeto? Ou melhor, a pedra não possui praticamente nenhum valor para o dono, bastava pagar um centésimo do custo da operação para o terrorista em troca da dita cuja.

Outras cenas ridículas são a luta entre Gambit e Wolverine, sendo que eles queriam a mesma coisa e já tinham deixado isso beeeeem claro, e a lógica vulcana aplicada por Stryder. Deixar Wolverine indestrutível para depois apagar a memória dele e usá-lo como arma do governo. Sério, conta outra. O cara pensou em toda uma conspiração, mas não pensou em apagar a memória do sujeito primeiro?

Poderia escrever mais cinco parágrafos detalhando os absurdos cometidos na construção do protagonista, mas não seria justo. Afinal, estaria usando as HQs como base. No entanto, destaco novamente que o que ele faz de melhor é matar e isso não é mostrado em nenhum momento do filme.

A Fox parece que não entendeu uma coisa que a Warner entendeu faz tempo. Se um personagem é tão popular é porque as pessoas gostam de seus quadrinhos, então porque não utilizá-los e pesquisá-los antes de fazer um filme. O Cavaleiro das Trevas é um clássico exemplo de um pouco de leitura e bom senso.

Um comentário: